domingo, 27 de novembro de 2011

ESPAÇO


A escolha do espaço para a maquete é fundamental, pois pode definir projetos mais arrojados.
Em espaço menor a idéia é otimizá-lo. Existem diversas formas de ocupar o espaço disponível: maquetes planas com ou sem acesso de reparos (clarabóia), maquetes em prateleiras e até maquetes suspensas no teto.
Usei um quarto com espaço total disponível de 260 cm x 270 cm.
Um espaço de acesso central diminuiria muito a área útil então optei por uma única bancada somente encostada em uma das paredes e com espaço de aproximadamente 50 cm entre a parede e a bancada. Com isso tive acesso a todos os pontos da futura maquete.


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PROJETO


Quanto ao projeto, ele sempre estará de acordo com o tema. Pode ser bem definido antes; ou como fiz, mutável de acordo com o andamento. Quando não se tem grande experiência na feitura de maquetes, como eu; é comum imaginar um projeto que não se concretizará, principalmente devido ao espaço disponível para a construção. Fiz inicialmente um mega projeto com diversas linhas e muito espaço, o que não se concretizará na prática.
 Antes de tudo monte sua bancada e adquira alguma peça pronta (casa, estação etc) pois as medidas que usará serão do tamanho HO (não necessariamente) e poderá visualizar melhor aquilo que é possível em seu espaço.



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

FOTOS






TEMA


Antes de por a mão na massa é fundamental definir um tema. Escolhemos uma cidade mineira imaginária. Poderia ser um complexo industrial, fazendas, cidade com urbanização mais complexa, temas futuristas ou do passado. Pode ser réplica ou baseado em algo real ou imaginário. Ou um pouco de tudo isso. Mas sempre defina o tema antes.
Para que não seja somente um trenzinho rodando em volta de algumas casa, é necessáro que o tema tenha a idéia de movimento, por exemplo uma fábrica com caixas ou pedras a serem removidas, casas em construção etc.




domingo, 6 de novembro de 2011

Este espaço será destinado à troca de idéias de um projeto que ainda não se completou. Para quem sempre sonhou em concretizar uma maquete de ferromodelismo o espaço é esse. Alguma experiência na feitura da maquete e seus materiais, o improviso desde o tema, o projeto e a feitura, serão relatados por nós. A vantagem de ser artesanal, além de original e reciclável... quando não dá certo, não tem problema, desmancha-se e começa outra vez. Os Álbuns de fotos estão sendo organizados, desde os recortes em papelão e detalhes quase finais, pois sempre tem algo a ser remodelado novamente. Esperamos que curtem.